COMPREENSÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3817

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa fenomenológica, orientada pela interrogação “que compreensões o professor dos anos iniciais tem sobre Ciências e o seu ensino”? O trajeto foi de estudo bibliográfico documental do ensino de Ciências e dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, abrangendo aspectos da legislação e culminado com o discurso de professores atuantes em tal fase escolar. As falas revelam que os docentes no município investigado estão imersos num mar de desafios: o quadro não conta com professores especializado; a maioria são responsáveis por aulas de Educação Física e Ciências, dividindo seu tempo entre dois campos do saber; falta formação inicial e continuada; as exigências da alfabetização, leitura, escrita e operações com números, ficam na linha de frente. No ímpeto de ensinar, os docentes fazem escolhas que julgam pertinentes, passando longe do trabalho em alfabetização cientifica dos alunos, por não darem conta dela nem para si.

Biografia do Autor

Lucas Maximiliano Tomé, Escola Centro de Treinamento Monte Horebe

Graduação em  Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Especialização em Materiais Didáticos no Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Experiência em Robótica Educacional Lego Zoom. Atua como professor de Física e Matemática no Centro de Treinamento Monte Horebe para as turmas de Ensino Fundamental e Médio. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Josiel de Oliveira Batista, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando na Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR). 

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/Programa de Pós-Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET,UTFPR)

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba), atuando no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET, UTFPR) .

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Tomé, L. M., Batista, J. de O., & Mocrosky, L. F. (2021). COMPREENSÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 41(2), 21–39. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3817

Edição

Seção

Artigos