ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: TRANSFORMANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Daniela Guse, Everaldo Silveira

Resumo


Este texto é baseado no resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, no ano de 2017, na qual procuramos identificar como a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) poderia ter influenciado as práticas pedagógicas no ensino de matemática. O PNAIC foi um programa do governo federal do Brasil, em parceria com universidades públicas e secretarias de educação municipais e estaduais, executado entre 2012 e 2018 e uma de suas ações era a formação continuada de professores alfabetizadores. Para a realização da pesquisa utilizou-se a metodologia Grounded Theory, por meio da qual construímos uma compreensão sobre o processo de formação e suas influências nas práticas dos participantes aplicando instrumentos como questionários e entrevistas. Foi possível identificar algumas transformações nas práticas pedagógicas relatadas pelos docentes, bem como a influência da formação continuada como subsídio para essas mudanças e novas aprendizagens.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3781

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.