PRODUÇÃO DE SABERES E FAZERES NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS

Janilse Fernandes Nunes Vasconcelos, Marilene Gabriella Corte, Neridiana Fábia Stivanin, Maribel Susana Kipper

Resumo


A necessidade de qualificar as ações educativas e pedagógicas na escola é urgente e constitui-se preocupação constante para as IES (Instituição de Ensino Superior). Nesse contexto, no projeto de extensão que intitula este artigo, objetivamos contribuir com a trajetória profissional dos professores das escolas municipais de Santa Maria (RS), levando em conta seus saberes e fazeres, por meio de processo mútuo de formação continuada entre escolas e IES, evidenciando a [re]construção de conhecimentos, a mudança de comportamento e a atuação profissional. O projeto foi desenvolvido de março a dezembro de 2007, de acordo com os princípios da interação social histórica, considerando a formação continuada entre professores e acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIFRA e professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal da região de Camobi, além de professores parceiros, envolvendo IES e escolas públicas e particulares. É importante destacar que tanto as IES quanto as escolas necessitam promover a reflexão e a criticidade dos professores formadores dos futuros professores, bem como dos professores da rede municipal de ensino, no intuito de contribuir para a [re]significação dos seus saberes e fazeres pedagógicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.