PRODUÇÃO DE SABERES E FAZERES NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS

Autores

  • Janilse Fernandes Nunes Vasconcelos
  • Marilene Gabriella Corte
  • Neridiana Fábia Stivanin
  • Maribel Susana Kipper

Resumo

A necessidade de qualificar as ações educativas e pedagógicas na escola é urgente e constitui-se preocupação constante para as IES (Instituição de Ensino Superior). Nesse contexto, no projeto de extensão que intitula este artigo, objetivamos contribuir com a trajetória profissional dos professores das escolas municipais de Santa Maria (RS), levando em conta seus saberes e fazeres, por meio de processo mútuo de formação continuada entre escolas e IES, evidenciando a [re]construção de conhecimentos, a mudança de comportamento e a atuação profissional. O projeto foi desenvolvido de março a dezembro de 2007, de acordo com os princípios da interação social histórica, considerando a formação continuada entre professores e acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIFRA e professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal da região de Camobi, além de professores parceiros, envolvendo IES e escolas públicas e particulares. É importante destacar que tanto as IES quanto as escolas necessitam promover a reflexão e a criticidade dos professores formadores dos futuros professores, bem como dos professores da rede municipal de ensino, no intuito de contribuir para a [re]significação dos seus saberes e fazeres pedagógicos.

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Publicado

2006-04-22

Como Citar

Vasconcelos, J. F. N., Corte, M. G., Stivanin, N. F., & Kipper, M. S. (2006). PRODUÇÃO DE SABERES E FAZERES NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS. VIDYA, 26(2), 16. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/377

Edição

Seção

Artigos