VOLUME E CAPACIDADE ANÁLISE PRAXEOLÓGICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3733

Resumo

Este artigo se propõe a descrever a modelagem praxeológica realizada em um livro de 6º ano do Ensino Fundamental no que concerne às grandezas volume e capacidade, observando se essas grandezas são estudadas em seus aspectos unidimensionais ou tridimensionais. Para isso, utilizamos como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático, idealizada por Chevallard (1998) e seus colaboradores. Observou-se que as tarefas do tipo medir são mais numerosas do que as demais, como reiteram outros autores, sendo seguidas pelas tarefas do tipo realizar operações básicas e resolver problemas. A grandeza volume em seu aspecto tridimensional é mais estudada do que no unidimensional. Em diversas vezes, o volume unidimensional é tratado como capacidade. Há uma evolução das tarefas e técnicas modeladas no livro, que está em conformidade com os documentos oficiais vigentes em sua elaboração.

Biografia do Autor

Katy Wellen Meneses Leão, Secretaria de Educação de Pernambuco, SEE-PE

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE, Doutoranda em Educação Matemática pela UFMS e professora da educação básica no estado de Pernambuco

Marilene Rosa dos Santos, Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Professora efetiva da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Mata Norte

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós doutora pela Université Montpellier e Université Joseph Fourier, França.
Professora efetiva da Universidade Federal de Pernambuco e professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Leão, K. W. M., dos Santos, M. R., & Bellemain, P. M. B. (2021). VOLUME E CAPACIDADE ANÁLISE PRAXEOLÓGICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 42(1), 21–38. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3733

Edição

Seção

Artigos