VOLUME E CAPACIDADE ANÁLISE PRAXEOLÓGICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3733Resumo
Este artigo se propõe a descrever a modelagem praxeológica realizada em um livro de 6º ano do Ensino Fundamental no que concerne às grandezas volume e capacidade, observando se essas grandezas são estudadas em seus aspectos unidimensionais ou tridimensionais. Para isso, utilizamos como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático, idealizada por Chevallard (1998) e seus colaboradores. Observou-se que as tarefas do tipo medir são mais numerosas do que as demais, como reiteram outros autores, sendo seguidas pelas tarefas do tipo realizar operações básicas e resolver problemas. A grandeza volume em seu aspecto tridimensional é mais estudada do que no unidimensional. Em diversas vezes, o volume unidimensional é tratado como capacidade. Há uma evolução das tarefas e técnicas modeladas no livro, que está em conformidade com os documentos oficiais vigentes em sua elaboração.Downloads
Publicado
17.12.2021
Como Citar
Leão, K. W. M., dos Santos, M. R., & Bellemain, P. M. B. (2021). VOLUME E CAPACIDADE ANÁLISE PRAXEOLÓGICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 42(1), 21–38. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3733
Edição
Seção
Artigos