APRENDIZAGEM E CULTURA ESCOLAR DA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Débora Ortiz de Leão

Resumo

Neste texto, apresentam-se inicialmente algumas reflexões que partem da influência das teorias psicocognitivas para a compreensão dos processos de aprendizagem. Sendo assim, pretende-se estabelecer um diálogo com algumas teorias relevantes, no embasamento da aprendizagem e das possíveis contribuições relacionadas à cultura escolar da alfabetização, pois, há muito tempo, observa-se um descompasso entre o que se tem produzido epistemologicamente sobre essa temática e a obtenção de resultados mais significativos no âmbito educativo. Por fim, reflete-se sobre as dificuldades encontradas pelos professores quanto às alterações nas práticas de alfabetização, a partir dos estudos já existentes e amplamente divulgados na literatura da área e nos cursos de formação.

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Publicado

20.04.2006

Como Citar

Leão, D. O. de. (2006). APRENDIZAGEM E CULTURA ESCOLAR DA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. VIDYA, 26(1), 10. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/364

Edição

Seção

Artigos