APRENDIZAGEM E CULTURA ESCOLAR DA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Débora Ortiz de Leão

Resumo


Neste texto, apresentam-se inicialmente algumas reflexões que partem da influência das teorias psicocognitivas para a compreensão dos processos de aprendizagem. Sendo assim, pretende-se estabelecer um diálogo com algumas teorias relevantes, no embasamento da aprendizagem e das possíveis contribuições relacionadas à cultura escolar da alfabetização, pois, há muito tempo, observa-se um descompasso entre o que se tem produzido epistemologicamente sobre essa temática e a obtenção de resultados mais significativos no âmbito educativo. Por fim, reflete-se sobre as dificuldades encontradas pelos professores quanto às alterações nas práticas de alfabetização, a partir dos estudos já existentes e amplamente divulgados na literatura da área e nos cursos de formação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.