DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E OPERAÇÕES RACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Edilson de Araújo dos Santos, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

Resumo


Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que objetivou investigar o as operações racionais de estudantes do terceiro ano de escolarização mediante a execução das tarefas escolares de matemática. A investigação teve como referência os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Para isso, realizamos, em um primeiro momento, estudos bibliográficos sobre as operações racionais aqui compreendidas como os mecanismos internos do pensamento que medeiam os signos e símbolos. Em conjunto a esses estudos, desenvolvemos a pesquisa empírica, por meio de observações de aulas de matemática, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na região noroeste do Paraná. A sistematização dos dados foi feita por meio de episódios e cenas que se constituem em uma forma de expressarmos a unidade mínima de análise - a relação entre a organização do ensino e as operações racionais. Para este artigo trazemos o trabalho com o conceito de ordem e multiplicação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3360

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.