POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER SOBRE VOLUME E CAPACIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3344

Resumo

Entendendo que algumas problematizações possibilitam que professor e aluno se coloquem em movimento de aprendizagem e que a intencionalidade do professor é fundamental no processo de organização do ensino, busca-se na pesquisa discorrida neste artigo identificar indícios de aprendizagem de volume e capacidade a partir de uma situação desencadeadora de aprendizagem. Fundamentadas nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, especialmente da Atividade Orientadora de Ensino, as ações aqui analisadas foram desenvolvidas pelos participantes do projeto Clube de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em uma turma de 4.º ano de uma escola pública de Santa Maria - RS. As análises indicam que, no processo de ensino e aprendizagem, os alunos conseguiram estabelecer uma relação entre os conceitos de volume e capacidade e que é possível utilizar materiais sensoriais na sua abordagem. Assim, com base na situação realizada, depreendemos ser potente e importante trabalhar essas grandezas nos anos iniciais, alcançando sínteses conceituais.

Biografia do Autor

Simone Pozebon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação (UFSM), Professora Adjunta no Departamento de Ensino e Currículo na área de Educação Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maiara Luisa Klein, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação e Especialista em Gestão Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria.

Iasmin Martins Noro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós - Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Pozebon, S., Klein, M. L., & Noro, I. M. (2020). POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER SOBRE VOLUME E CAPACIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 40(2), 335–353. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3344