QUANDO NÚMEROS VIRAM DESENHOS: ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS DO 1o ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3315

Resumo

Neste artigo, procedeu-se à análise do desenho de três crianças do 1o ano do ensino fundamental, quando resolveram um problema de contagem com solução apresentada por uma estratégia que demandava uma cena ilustrada. Os dados advêm de um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em 2011. Nele, há evidências de percepções acerca da matemática identificada no desenho dos estudantes a partir do que haviam entendido da história. A interpretação do enunciado do problema proposto pela professora iniciante e a resposta dos estudantes a ele mostraram o que as crianças escutaram e entenderam da tarefa oral que deveriam resolver por meio do desenho. É notório o efeito do problema formulado pela professora que, ao propô-lo, pensava focalizar apenas aritmética. Por isso, o texto traz algumas implicações desta tarefa para os leitores, pois acredita-se que professores e pesquisadores possam investigar cuidadosamente o potencial de tarefas similares quando alunos resolvem variados problemas de matemática.

Downloads

Publicado

06.11.2020

Como Citar

Zanon, T. X. D.-C., & Santos-Wagner, V. M. P. dos. (2020). QUANDO NÚMEROS VIRAM DESENHOS: ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS DO 1o ANO. VIDYA, 40(2), 279–298. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3315