A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPONENTES OBRIGATÓRIOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3308

Resumo

Atualmente, os estudos sobre Formação de professores que ensinam Matemática adquiriram relevância na Educação Matemática. Contudo, os números de investigações preocupadas com a Educação Infantil ainda são incipientes. Perante o citado, esta pesquisa objetiva analisar a relação de componentes curriculares obrigatórios de Educação Matemática em cursos de Pedagogia presenciais das Universidades Federais da Região Sul do país com o debate sobre Educação Infantil. Para tanto, levantou-se componentes curriculares de Educação Matemática relacionadas com Educação Infantil nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das universidades em questão. Tais componentes foram considerados documentos de análise, o que permitiu um processo analítico em duas fases: contextuais e específico. Como resultado, nota-se o foco na ludicidade e psicologia da aprendizagem, bem como ausências do estudo documentos oficiais. Com o estudo, concluiu-se que nos futuros processos de construções de componentes de Educação Matemática na Pedagogia é necessário repensar a relevância dada para a Educação Infantil.

Biografia do Autor

João Carlos Pereira de Moraes, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professor da Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Doutor em Educação (USP) e graduado em Pedagogia (UEM).

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Publicado

06.11.2020

Como Citar

Moraes, J. C. P. de. (2020). A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPONENTES OBRIGATÓRIOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL. VIDYA, 40(2), 5–21. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3308