PROFESSORAS POLIVALENTES E O DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Luana Leal Alves, Antônio Maurício Medeiros Alves, Thaís Philipsen Grützmann

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado, que teve por objetivo geral identificar o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes, em específico, no que se refere ao ensino de Matemática nos anos iniciais. O recorte aqui apresentado aborda o referencial teórico empregado no estudo e discorre sobre os procedimentos metodológicos utilizados, apresentando o processo de análise de dados. Como resultado apresenta-se a compreensão dos dados da pesquisa, do que derivou a elaboração do novo emergente, ou seja, a escrita dos metatextos, que indicam que o desenvolvimento da professoralidade das professoras polivalentes pesquisadas, tem influência da formação inicial, de experiências vivenciadas e das práticas profissionais, num processo constante ao longo da carreira docente. Ainda, foi possível identificar que os cursos de formação inicial que essas professoras vivenciaram não possibilitaram condições favoráveis para aprendizagem de conceitos matemáticos, os quais são necessários às professoras em suas práticas pedagógicas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3211

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.