EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Giseli Verginia Sonego
  • Eleni Bisognin

Resumo

Neste artigo, relata-se parte de uma pesquisa realizada em uma turma de terceira série do Ensino Médio, com o objetivo de analisar a contribuição da Modelagem Matemática em sala de aula, na construção de conhecimentos de Geometria Espacial pelo aluno, enquanto se explora o tema “Plantação de Arroz”. Procurou-se fazer uma conexão entre a Modelagem e a Etnomatemática pelo fato de o conteúdo matemático ser trabalhado utilizando conhecimentos próprios das atividades econômicas e culturais da comunidade onde os alunos estão inseridos. Para a pesquisa, teve-se uma abordagem qualitativa e, para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se etapas da Modelagem Matemática conforme Bassanezi (2002). A partir da análise dos dados obtidos, foi possível inferir que, quando os conteúdos matemáticos surgem da realidade dos alunos, despertam maior interesse e motivação para a aprendizagem. Conclui-se que essa prática pedagógica apresentou resultados positivos, quando utilizada em sala de aula.

Downloads

Publicado

16.04.2010

Como Citar

Sonego, G. V., & Bisognin, E. (2010). EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DA ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA. VIDYA, 30(2), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/311

Edição

Seção

Artigos