ENSINO POR INVESTIGAÇÃO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA

Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Elaine Cristina Ferruzzi

Resumo


Neste artigo trazemos nossas considerações sobre o potencial das tecnologias digitais de informação e comunicação em aulas de Matemática do Ensino Superior quando desenvolvidas por meio do Ensino por Investigação em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Para isso, consideramos os aportes teóricos do Ensino por Investigação, que consiste em uma abordagem didática que cria um ambiente investigativo, bem como no ambiente virtual considerado um espaço que permite a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento da aprendizagem. Subsidiamos nossas análises em três contextos de ensino de cursos de graduação de uma universidade Federal do Paraná. Por meio de uma análise qualitativa, inspirada na Research Design, dos encaminhamentos empreendidos nestes contextos de ensino evidenciamos que as tecnologias têm potencial para testar hipóteses, analisar comportamentos de variáveis, simular comportamento de modelos matemáticos a partir da alteração de parâmetros e transitar entre diferentes representações de objetos matemáticos presentes em atividades investigativas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.