ABSTRAÇÕES EM GEOMETRIA: UMA ALTERNATIVA PARA ANÁLISE DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO

Autores

  • André Pereira da Costa Universidade Federal do Oeste da Bahia

Resumo

Este artigo, de natureza teórica, tem por objetivo introduzir o conceito de abstração geométrica como uma alternativa para análise do pensamento geométrico de estudantes do ensino básico, a partir do estudo dos registros de representação semiótica no domínio da Geometria. Consideramos que essa forma de pensar em Matemática é a capacidade de compreender a natureza dos fenômenos e inferir sobre eles; identificar e perceber a importância da Geometria como uma ferramenta para entendimento do mundo físico e como um modelo matemático para compreensão do mundo teórico. As propriedades das abstrações geométricas indicam a existência de níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. Isso é possível verificar, pois as características se tornam mais sofisticadas à medida que avançamos as abstrações. Portanto, pensar geometricamente demanda a mobilização de, no mínimo, uma das seis abstrações geométricas aqui analisadas: a espacial, a perceptiva, a analítica, a descritiva, a dedutiva e a hipotética. Essas características emergem a partir da abstração geométrica espacial.

Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da área de Educação Matemática da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Downloads

Publicado

31.07.2020

Como Citar

Costa, A. P. da. (2020). ABSTRAÇÕES EM GEOMETRIA: UMA ALTERNATIVA PARA ANÁLISE DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO. VIDYA, 40(1), 137–158. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2996

Edição

Seção

Artigos