QUESTÕES HISTÓRICAS DA EVOLUÇÃO DA FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO PNLEM

Autores

  • Lucas Dominguini

Resumo

Com o avanço de novas tecnologias, o homem necessita cada vez mais de conhecimentos que reflitam a realidade a respeito das causalidades da Natureza. No caso da Física, é imprescindível que as novas gerações se apropriem dos conhecimentos oriundos da Física Moderna. Compreender as teorias dessa ciência é algo complexo que pode ser facilitado pela exploração das questões históricas de produção e evolução desses conhecimentos. Dessa forma, o presente trabalho analisa como os livros didáticos de Física do PNLEM apresentam as questões históricas de evolução da Física Moderna. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se utiliza da análise de conteúdo como ferramenta de pesquisa. Busca-se verificar como os autores das obras do PNLEM exploram as anomalias de uma teoria vigente para explicar o desenvolvimento e evolução dos conceitos físicos. Ao final, verifica-se que os autores exploram esse tópico de forma e intensidade diferentes. Isso ressalta o papel do professor no processo de seleção e escolha do livro didático, tendo em vista diferentes formas de abordagem das questões históricas de evolução do conhecimento físico por parte dos autores.

Downloads

Publicado

15.04.2011

Como Citar

Dominguini, L. (2011). QUESTÕES HISTÓRICAS DA EVOLUÇÃO DA FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO PNLEM. VIDYA, 31(2), 16. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/289

Edição

Seção

Artigos