SOBRE CRIATIVIDADE EM AULAS DE MATEMÁTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL E PELOTAS

Autores

  • Rafael Montoito Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas)
  • Eduardo Peter Rodrigues
  • Marcia Helena Guimarães Sauáia Rostas
  • Rozane da Siliveira Alves

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que, utilizando questionário semiaberto, investigou diversos aspectos acerca da formação continuada de professores que ensinam Matemática. A amostra desta pesquisa foi composta por professores, com distintos percursos formativos, que no momento da investigação eram alunos do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Neste texto, abordaremos apenas algumas das questões respondidas por eles, as quais tangem sobre como e quais espaços abrir para a criatividade nas aulas de Matemática e sobre a possibilidade de um ensino transdisciplinar. Apoiados em autores como Teresa Verganin, Ubiratan D’Ambrosio e Bruno D’Amore, analisamos as respostas obtidas, a partir das quais concluímos que os alunos do mestrado, todos eles professores em exercício, conseguem perceber a necessidade de se abrir espaços para a criatividade (deles e dos alunos) nas aulas de Matemática, e por isso desenvolvem atividades que integram outras áreas do conhecimento, através de projetos diversos, ao ensino de Matemática. Contudo, com relação à trandisciplinaridade, o conhecimento dos professores ainda é muito restrito, motivo pelo qual ela não é abordada.

Biografia do Autor

Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas)

Graduado em Matemática (UFPel)

Mestre em Educação Matemática (UFRN)

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP)

Pós doutor Pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra)

Professor do Mestrado em Educação e Tecnologia (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense)

Eduardo Peter Rodrigues

Licenciado em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (UFPel)

Mestre em Educação e Tecnologia (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense)

Marcia Helena Guimarães Sauáia Rostas

Graduada em Pedagogia (UFMA)

Mestre em Economia (UFPE)

Doutora em Linguística e Língua portuguesa (UNESP)

Professora do Mestrado em Educação e Tecnologia (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense)

Rozane da Siliveira Alves

Graduada em Engenharia Industrial (FURG) e Matemática (UCPel)

Mestre em Ciências da Computação (UFRGS) e em Educação (UFPel)

Doutora em Educação (UFPel)

Professora do Mestrado em Educação Matemática (Universidade Federal de Pelotas)

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Montoito, R., Rodrigues, E. P., Rostas, M. H. G. S., & Alves, R. da S. (2019). SOBRE CRIATIVIDADE EM AULAS DE MATEMÁTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL E PELOTAS. VIDYA, 39(1), 39–54. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2791

Edição

Seção

Artigos