O POTENCIAL DA EXPERIMENTAÇÃO NOS LIVROS DE CIÊNCIAS DO 8º ANO

Autores

  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Ronize Carlotto Alves Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Resumo

A presente pesquisa diz respeito ao potencial da experimentação quando efetivada no ensino, respeitada as devidas observações de planejamento, execução e avaliação. Porém, muitas vezes, acaba configurando a explicação de um fenômeno para comprovação da teoria, o que precisa ser desmistificado por meio de mais pesquisas. Com tal preocupação objetivamos analisar nos Livros Didáticos (LD) de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental a questão da experimentação, de como vem sendo abordada e que tipo de experimento é encontrado. Dez (10) LD foram analisados e catalogados os dados, sendo classificados nas abordagens: demonstração, verificação e investigação. Concluímos que ensinar os conceitos científicos de ciências por meio da experimentação com foco na abordagem da investigação é extremamente importante para a construção do conhecimento, constituindo-se como estratégia imprescindível ao ensino e aprendizagem não só dos alunos, mas do professor que ao mediar o conhecimento por meio do questionamento reconstrutivo também aprende.

Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutorado e Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Formada em Ciências no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio na UNIJUÍ. Especialista em Educação Química pela UNIJUÍ, - Ijuí, RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM da UFFS. Coordenadora PIBID Biologia. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciências (PPGEC)

Ronize Carlotto Alves, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professora de Biologia. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Uhmann, R. I. M., & Alves, R. C. (2019). O POTENCIAL DA EXPERIMENTAÇÃO NOS LIVROS DE CIÊNCIAS DO 8º ANO. VIDYA, 39(1), 115–129. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2404

Edição

Seção

Artigos