ASPECTOS DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO ALGÉBRICO MANIFESTADOS POR ESTUDANTES DO 6º ANO EM UM EPISÓDIO DE ENSINO
Resumo
Este artigo relata parte de uma pesquisa de mestrado que investigou, analisou e discutiu aspectos do pensamento algébrico e linguagem manifestados por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao resolverem problemas em um experimento de ensino, devido a Steffe e Thompson (2000). O referencial teórico utilizado abordou quais processos matemáticos comprovam que crianças do Ensino Fundamental pensem matematicamente. A coleta de informações ocorreu em 2002 em uma escola pública de Palotina - PR. Apresentamos, neste artigo, a análise de um episódio de ensino à luz da análise de conteúdo, segundo Bardin (2004). Como resultado, identificamos alguns aspectos de pensamento algébrico nos registros escritos dos estudantes, destacando o desenvolvimento de uma linguagem sincopada para expressar-se matematicamente, a utilização de símbolos não convencionais e convencionais relacionados a conceitos e propriedades, a compreensão dos conceitos envolvidos no problema, a utilização da proporção direta, a resolução de equações por meio de operações inversas, a análise e expressão de relações ente gandezas desconhecidas sem recorrerem a valores expecíficos, entre outros.Downloads
Publicado
15.06.2015
Como Citar
Savioli, A. M. P. das D., & da Silva, E. P. (2015). ASPECTOS DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO ALGÉBRICO MANIFESTADOS POR ESTUDANTES DO 6º ANO EM UM EPISÓDIO DE ENSINO. VIDYA, 35(1), 18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/239
Edição
Seção
Artigos