TEMPO QUE NÃO É LINHA: UMA REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Marcelo Ribeiro Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Roque Marins Tatiana Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Nesse trabalho, propomos uma representação da história da matemática através de um objeto conhecido: a linha do tempo. Essa linha do tempo concebida e discutida de uma maneira conceitualmente mais ampla, indo além da nossa pré-concepção de seu formato de linha reta orientada. Tomando como princípio que a linha do tempo ela própria é uma construção social, ou seja, suas funções, seus formatos, variam de acordo com a sociedade e a época em que foram concebidas, de acordo com o que vemos no trabalho do historiador Anthony Grafton, propomos uma linha do tempo que esteja de acordo com as novas concepções da história da ciência, que é considerada dinâmica e não linear, cheia de conexões. Para isso, usaremos ferramentas de nossa época: internet, base de dados, grafos e algoritmos. Finalmente, daremos alguns exemplos de uma possível representação dialogando com o que propusemos ao longo do artigo. Todas as informações apresentadas para ilustrar os exemplos foram retiradas de trabalhos de historiadores que seguem a abordagem recente da historiografia da matemática (pós 1970).


Biografia do Autor

Marcelo Ribeiro Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018).

Roque Marins Tatiana, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado na área de História e Filosofia das Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), com doutorado sanduíche durante os anos de 1998 e 1999 na equipe REHSEIS - CNRS (Recherches Épistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et les Institutions Scientifiques). Atualmente é professora associada do Instituto de Matemática e da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro dos Archives Poincaré (Histoire et Philosophie des Sciences)- Université de Nancy. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado na Faperj e directrice de programme no Collège International de Philosophie (Paris). Tem experiência nas áreas de História e Filosofia da Ciência e Filosofia Francesa Contemporânea. Seu livro "História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas" (Zahar, 2012) foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2013.

Downloads

Publicado

28.09.2018

Como Citar

Souza, M. R., & Tatiana, R. M. (2018). TEMPO QUE NÃO É LINHA: UMA REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. VIDYA, 38(1), 1–17. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2319

Edição

Seção

Artigos