AS RAÍZES ENÉSIMAS IRRACIONAIS: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DAS FONTES SITUADAS NOS LIVROS DE HISTÓRIA DE MATEMÁTICA

Autores

  • Wagner Marcelo Pommer UNIFESP - Diadema Depto de Ciências Exatas e da Terra

Resumo

Os números irracionais, como saber a ser ensinado, geralmente é introduzido na escolaridade básica por meio das raízes irracionais quadradas ou cúbicas, numa apresentação polarizada entre o pragmático e o teórico, com um desdobramento situado em cálculos operatórios específicos. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar quais os contextos presentes na História da Matemática que poderiam contribuir para uma introdução e desenvolvimento significativo do tema na escolaridade básica. Na parte metodológica, realizamos uma busca em livros que se propõem a realizar uma descrição e análise da História da Matemática. Neste material, constamos algumas contribuições com relação às raízes enésimas irracionais que poderiam enriquecer a visão polarizada usual presente nos livros didáticos da escolaridade básica. Porém, tais explorações mereceriam um tratamento adequado, de modo a efetivar uma transposição didática para o saber a ser ensinado na escolaridade básica, o que incentivaria uma releitura dos processos de ensino sobre o tema.

Biografia do Autor

Wagner Marcelo Pommer, UNIFESP - Diadema Depto de Ciências Exatas e da Terra

Trabalho atualmente na Licenciatura em Ciências da UNIFESP, campus Diadema-SP. Sou bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie (1983) e Física pela PUC/SP (1996). Tenho especialização em Matemática, pela Universidade São Judas Tadeu (1995), mestrado acadêmico em Educação Matemática (PUSP, 2008) e doutorado em Educação (FEUSP, 2012). Minha experiência em pesquisas se situa nos seguintes temas: Teoria Elementar dos Números, Equação Diofantina Linear, Frações Contínuas e Números Irracionais. Na parte teórico-metodológica o enfoque envolve a Didática da Matemática Francesa, especialmente na Engenharia Didática de Brousseau e Artigue, nos Registros de Representação Semiótica de Duval, na Teoria do Antropológico de Chevallard, na Metacognição e nos Núcleos de Significação.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Pommer, W. M. (2018). AS RAÍZES ENÉSIMAS IRRACIONAIS: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DAS FONTES SITUADAS NOS LIVROS DE HISTÓRIA DE MATEMÁTICA. VIDYA, 38(1), 185–198. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1991

Edição

Seção

Artigos