ENSINO-APRENDIZAGEM DE ORIENTAÇÃO ESPACIAL E DESLOCA-MENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: MODOS DE VER DE DUAS EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Manoel dos Santos Costa Universidade Ceuma
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul
  • Anna Regina Lanner de Moura Universidade Ceuma

Resumo

Apresentamos neste artigo dois modos diferentes de ver, através das lentes da pesquisa, o fenômeno do ensino e aprendizagem de orientação espacial e de deslocamento no contexto escolar. O primeiro foca uma atividade realizada com 16 alunos de um quinto ano do Ensino Fundamental e analisa cognitivamente o domínio conceitual desses alunos, ao resolverem um problema sobre orientação espacial, problematizando a orientação num espaço geométrico. O segundo diz respeito a uma pesquisa que analisou, na visão wittgensteiniana, os usos da linguagem, feitos por alunos de quartos anos, em prática de orientação espacial conjugada a práticas de deslocamento em situação de avaliação diagnóstica. Trata-se de dois estudos de natureza qualitativa. As observações realizadas durante a resolução do problema e as discussões constituíram os dados da primeira pesquisa, que são, predominantemente, descritivos. No segundo caso, os dados foram constituídos pelas respostas de crianças à prova diagnóstica. Este artigo sugere que, para se compreender como o aluno aprende e domina o conceito de orientação espacial, que envolve localização, orientação e deslocamento no espaço, é preciso mobilizá-lo por diferentes olhares da pesquisa, como no caso, pelo olhar do aspecto cognitivo e pelo olhar do uso da linguagem.

Biografia do Autor

Manoel dos Santos Costa, Universidade Ceuma

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Unversidade Cruzeiro do Sul, São Paulo. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Ceuma.

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora Em Educação Matemática. Atualmente é Profesora, Pesquisadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Anna Regina Lanner de Moura, Universidade Ceuma

Doutora em Educação. Atualmente é Pesquisadora da Universidade Ceuma.

Downloads

Publicado

08.09.2017

Como Citar

Costa, M. dos S., Allevato, N. S. G., & Moura, A. R. L. de. (2017). ENSINO-APRENDIZAGEM DE ORIENTAÇÃO ESPACIAL E DESLOCA-MENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: MODOS DE VER DE DUAS EXPERIÊNCIAS. VIDYA, 37(1), 19–34. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1986

Edição

Seção

Artigos