O RACIOCÍNIO ALGÉBRICO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TIMOR – LESTE: ANÁLISE DE UM INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO

Autores

  • Lucia Yeni Wulandari Suharman Universidade Nacional de Timor Lorosa'e
  • Teresa Bixirão Neto

Resumo

A formação inicial de professores é considerada como uma fase importante para dotar os futuros professores com uma boa qualidade de conhecimento matemático e didático. A avaliação do raciocínio algébrico (RA) de futuros professores de matemática é um meio para ter informações relativamente aos seus conhecimentos  e através desse feedback contribuir para a melhoria dos programas de formação.

No presente trabalho apresenta-se os resultados de um estudo  envolvendo a análise dos níveis de raciocínio algébrico através de um inquérito por questionário aplicado a vinte e quatro futuros professores de matemática em Timor - Leste. As tarefas algébricas apresentadas no questionário, têm em conta os processos de generalização, simbolização, bem como, a modelação estrutural e funcional e o cálculo analítico.

Uma análise do conteúdo aplicada neste estudo, permitiu identificar várias soluções incorretas e, muitas vezes, a utilização de um raciocínio aritmético em detrimento da utilização de raciocínio algébrico.

O estudo recomenda uma ação formativa que permita desenvolver,  habilidades didático - matemáticas para as práticas de ensino  que envolvam o raciocínio algébrico.

Biografia do Autor

Lucia Yeni Wulandari Suharman, Universidade Nacional de Timor Lorosa'e

Departamento da Educação e Psicológia

Downloads

Publicado

04.10.2016

Como Citar

Suharman, L. Y. W., & Neto, T. B. (2016). O RACIOCÍNIO ALGÉBRICO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TIMOR – LESTE: ANÁLISE DE UM INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO. VIDYA, 36(1), 135–160. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1786

Edição

Seção

Artigos