A evasão escolar na adolescência sob o olhar da Psicologia: revisão de literatura

Autores/as

  • Elisa Cortes Rehbein UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Mariana Kirst Pereira UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Victória Berwanger UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Janaína Pereira Pretto Carlesso UNIVERSIDADE FRANCISCANA http://orcid.org/0000-0001-8488-1906
  • Fernanda Pires Jaeger

Resumen

O objetivo do presente artigo consistiu em analisar as causas e consequências da evasão escolar na adolescência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de método qualitativo sob um viés hipotético-dedutivo na qual a coleta de dados foi realizada no período de agosto a outubro de 2020. As fontes bibliográficas utilizadas foram teses, artigos eletrônicos nacionais e livros encontrados nas bases de dados do Google Acadêmico, Pepsic, Scielo e Bireme. A evasão é um fenômeno complexo e gradativo que, apesar de ter reduzido nos últimos anos, envolve questões internas e externas, como aspectos sociais, econômicos, familiares e do próprio sistema escolar, levando em conta a desafiadora fase da adolescência. O papel da ciência psicológica é fundamental para o entendimento desse impasse que deve ser melhor debatido e viabilizado, dado que a educação é um direito de todos por constar na Constituição Federal vigente. Logo, modificando as práticas educacionais e a maneira dos estudantes de dialogarem com os professores e consigo mesmos, auxiliando em uma realidade crítica e transformadora.

Biografía del autor/a

Elisa Cortes Rehbein, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

ACADEMICA DE PSICOLOGIA

Mariana Kirst Pereira, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

ACADEMICA DE PSICOLOGIA

Victória Berwanger, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Docente do curso de Psicologia

Janaína Pereira Pretto Carlesso, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Docente do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN)
Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde UFSM

Publicado

2021-11-11

Cómo citar

Rehbein, E. C., Pereira, M. K., Berwanger, V., Carlesso, J. P. P., & Jaeger, F. P. (2021). A evasão escolar na adolescência sob o olhar da Psicologia: revisão de literatura. Disciplinarum Scientia | Sociais Aplicadas, 17(1), 139–156. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/3868

Número

Sección

Artigos