A evasão escolar na adolescência sob o olhar da Psicologia: revisão de literatura
Abstract
O objetivo do presente artigo consistiu em analisar as causas e consequências da evasão escolar na adolescência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de método qualitativo sob um viés hipotético-dedutivo na qual a coleta de dados foi realizada no período de agosto a outubro de 2020. As fontes bibliográficas utilizadas foram teses, artigos eletrônicos nacionais e livros encontrados nas bases de dados do Google Acadêmico, Pepsic, Scielo e Bireme. A evasão é um fenômeno complexo e gradativo que, apesar de ter reduzido nos últimos anos, envolve questões internas e externas, como aspectos sociais, econômicos, familiares e do próprio sistema escolar, levando em conta a desafiadora fase da adolescência. O papel da ciência psicológica é fundamental para o entendimento desse impasse que deve ser melhor debatido e viabilizado, dado que a educação é um direito de todos por constar na Constituição Federal vigente. Logo, modificando as práticas educacionais e a maneira dos estudantes de dialogarem com os professores e consigo mesmos, auxiliando em uma realidade crítica e transformadora.
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