Território negro do Rosário: educação museal antirracista e as cidades educadoras no contexto das mudanças climáticas

Educación Museal Antirracista y las Ciudades Educadoras en el Contexto del Cambio Climático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v25i2.5093

Palavras-chave:

Educação museal antirracista; Direito à cidade; Comunidades negras; pedagogias urbanas

Resumo

Este artigo explora a intersecção entre a educação museal antirracista e o direito a cidade, por meio de reflexões a partir do projeto de extensão “Território Negro do Rosário: Preservação do Acervo e Educação Museal Antirracista”, à luz da perspectiva das cidades educadoras e suas implicações contemporâneas. Adota uma abordagem decolonial e dialógica, investigando as relações étnico-raciais e o impacto do racismo estrutural na organização do espaço urbano e de suas mudanças climáticas. Este estudo está inserido no contexto da Rede UNESCO UniTwin - Cidade que Educa e Transforma, articulando o direito à cidade com questões de sustentabilidade, transição ecológica e as pedagogias urbanas emergentes em face das mudanças climáticas. A análise abrange os desafios enfrentados por comunidades negras, destacando como práticas de educação museal podem contribuir para uma cidade plural, reforçando o papel dos espaços urbanos como agentes educadores.

Biografia do Autor

Daiane Rossi, Universidade Franciscana - UFN

Licenciada em História (UFN), Mestre em História (UFSM),Doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Fez pós-doutorado com bolsa Faperj nota-10 na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente é professora na Universidade Franciscana (UFN).

Karlla Kamylla Passos

Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); doutora em Museologia pela Universidade Lusófona; mestra em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Atualmente é bolsista ADC-CNPq no projeto “Acessibilidade e inclusão nos museus do Instituto Butantan: tecnologia assistiva e formação de equipes”.

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

Rossi, D., & Passos, K. K. (2025). Território negro do Rosário: educação museal antirracista e as cidades educadoras no contexto das mudanças climáticas: Educación Museal Antirracista y las Ciudades Educadoras en el Contexto del Cambio Climático. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 25(2), 15–29. https://doi.org/10.37780/ch.v25i2.5093

Edição

Seção

Dossiê temático