Território negro do Rosário: educação museal antirracista e as cidades educadoras no contexto das mudanças climáticas
Educación Museal Antirracista y las Ciudades Educadoras en el Contexto del Cambio Climático
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v25i2.5093Palavras-chave:
Educação museal antirracista; Direito à cidade; Comunidades negras; pedagogias urbanasResumo
Este artigo explora a intersecção entre a educação museal antirracista e o direito a cidade, por meio de reflexões a partir do projeto de extensão “Território Negro do Rosário: Preservação do Acervo e Educação Museal Antirracista”, à luz da perspectiva das cidades educadoras e suas implicações contemporâneas. Adota uma abordagem decolonial e dialógica, investigando as relações étnico-raciais e o impacto do racismo estrutural na organização do espaço urbano e de suas mudanças climáticas. Este estudo está inserido no contexto da Rede UNESCO UniTwin - Cidade que Educa e Transforma, articulando o direito à cidade com questões de sustentabilidade, transição ecológica e as pedagogias urbanas emergentes em face das mudanças climáticas. A análise abrange os desafios enfrentados por comunidades negras, destacando como práticas de educação museal podem contribuir para uma cidade plural, reforçando o papel dos espaços urbanos como agentes educadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











