Letramento literário, literatura e formação de leitores: um estudo temático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v26i2.4935

Palavras-chave:

Leitura literária; Educação Básica; Professor mediador

Resumo

Neste texto, de abordagem qualitativa e de enfoque descritivo, objetiva-se apresentar um estudo acerca do letramento literário e da importância da literatura na formação do leitor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada para a fundamentação teórica da dissertação de mestrado da primeira autora. Organizado em duas seções principais, inicialmente, o texto compreende conceituações e aspectos relativos à literatura e à leitura literária. Na segunda seção, contextualiza-se o letramento literário, associado à formação humana, e se examina a experiência estética, fonte essencial para o desenvolvimento do gosto pela leitura e a formação do leitor literário. Concluiu-se que a formação crítica do leitor emerge do espaço dado à leitura literária no contexto escolar, em um movimento de sensibilização, contemplação e reflexão da obra literária.

Biografia do Autor

Cadia Mara Dorneles Carus, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (MEHL-UFN). Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Letras - UFN. Docente na rede municipal de Santa Maria, RS, Brasil.

Noemi Boer, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens - PPGEHL, da Universidade Franciscana - UFN, Brasil.

Adriana Claudia Martins, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Educação e Doutora em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Docente nos cursos de Letras, Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens - PPGEHL, da Universidade Franciscana - UFN, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Letras - UFN. 

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Carus, C. M. D., Boer, N., & Martins, A. C. (2025). Letramento literário, literatura e formação de leitores: um estudo temático. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 26(2), 1–16. https://doi.org/10.37780/ch.v26i2.4935

Edição

Seção

Artigos