Letramento literário, literatura e formação de leitores: um estudo temático
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v26i2.4935Palabras clave:
Leitura literária; Educação Básica; Professor mediadorResumen
Neste texto, de abordagem qualitativa e de enfoque descritivo, objetiva-se apresentar um estudo acerca do letramento literário e da importância da literatura na formação do leitor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada para a fundamentação teórica da dissertação de mestrado da primeira autora. Organizado em duas seções principais, inicialmente, o texto compreende conceituações e aspectos relativos à literatura e à leitura literária. Na segunda seção, contextualiza-se o letramento literário, associado à formação humana, e se examina a experiência estética, fonte essencial para o desenvolvimento do gosto pela leitura e a formação do leitor literário. Concluiu-se que a formação crítica do leitor emerge do espaço dado à leitura literária no contexto escolar, em um movimento de sensibilização, contemplação e reflexão da obra literária.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











