Síndrome de Abarama: a cidade diante das lições da catástrofe climática no RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v25i2.5094

Palabras clave:

Questão urbana; pedagogias da cidade; poéticas da catástrofe; emergência climática

Resumen

Este artigo visa refletir sobre as possíveis lições que a catástrofe climática, ocorrida em maio de 2024, no Estado do Rio Grande do Sul, depreende para pensarmos as cidades e a educação a partir da hipótese da “Síndrome de Abarama”. Possui como indagação central a seguinte questão: O que nos conta a catástrofe climática no Estado sobre as cidades e o modo como a construímos e vivemos nelas, caracterizando-se como um conjunto de sintomas sociais e imaginários? Para tanto, utiliza-se da novela de Josué Guimarães intitulada “Depois do último trem”, como interlocução e fio narrativo para a compreensão da “poética da catástrofe”. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório de cunho bibliográfico, visando a interface entre o acontecimento climático e os seus desdobramentos para o pensamento urbano e educacional. Com o artigo, pretende-se debater os possíveis aprendizados que o acontecimento é capaz de proporcionar a questão urbana e os desafios das cidades diante das emergências climáticas.

Biografía del autor/a

Gustavo Cougo, Universidade Franciscana - UFN

Mestrando em ensino de humanidades e linguagens, pela Universidade Franciscana (MEHL/UFN). É graduado em Administração, também pela Universidade Franciscana.

Anelis Rolão Flôres, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Arquitetura (2019) e mestre em Arquitetura (2006) pela Universidade Federal do Rio  Grande do Sul (PROPAR/UFRGS). É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Ritter dos Reis (2001).  Atualmente é professora da graduação e coordenadora da especialização da área de ciências tecnológicas  da Universidade Franciscana (UFN).

 

Marcio Tascheto da Silva, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Possui pós-doutorado em memória social e patrimônio cultural pela Universidade Federal de Pelotas (PPGMP/UFPel). Atualmente é professor pesquisador no curso de História e no mestrado em ensino de humanidades e linguagens da UFN. Também é membro fundador da Rede Unesco Cidade que Educa e Transforma

Publicado

2025-01-06

Cómo citar

Cougo, G., Flôres, A. R., & da Silva, M. T. (2025). Síndrome de Abarama: a cidade diante das lições da catástrofe climática no RS. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 25(2), 1–13. https://doi.org/10.37780/ch.v25i2.5094

Número

Sección

Dossiê temático