Teorias da história, paradigmas e escolas historiográficas: um estudo de revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4317Resumen
Este artigo trata do estudo das teorias de história, dos paradigmas e escolas historiográficas, destacando alguns aspectos do Positivismo, Historicismo, Materialismo Histórico, Escola dos Annales e Pós-modernismo. Tem-se por objetivos aprofundar o conhecimento relativo aos paradigmas e às escolas historiográficas considerando-se sua relevância na compreensão da História como ciência e sua repercussão no ensino. O estudo, de revisão bibliográfica, é descritivo e de abordagem qualitativa. Constata-se que, entre os autores consultados, não existe consenso a respeito dos paradigmas e escolas historiográficas. Mais recentemente, observa-se ênfase aos pós-modernistas, o que reforça ambiguidades e divergências entre seus próprios teóricos. Portanto, conhecer as diferenças entre essas teorias, paradigmas e escolas historiográficas faz com que pesquisadores e professores reflitam sua prática e suas diferentes possibilidades pedagógicas, para assim unir a experiência com o conhecimento teórico e historiográfico.Descargas
Publicado
2023-12-01
Cómo citar
Pereira de Almeida, R., Boer, N., & Tascheto da Silva, M. (2023). Teorias da história, paradigmas e escolas historiográficas: um estudo de revisão bibliográfica. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(1), 135–154. https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4317
Número
Sección
Artigos