Plágio na educação básica: um estudo sobre as respostas plagiadas de alunos do Ensino Médio durante o ensino remoto da pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4156Resumen
As medidas sanitárias necessárias para o controle da pandemia e COVID-19 fizeram com que as escolas da rede estadual de ensino do Estado de Paulo adotassem o ensino remoto, este caracterizado pelo uso de tecnologias para o intermédio do professor e aluno, para que fosse possível que os alunos estudassem em casa. Com os estudantes em suas casas não é possível coibir o uso de sites de busca e da comunicação entre alunos, então, de qual maneira o ato de plagiar respostas de atividades escolares com o uso de ferramentas digitais é prejudicial ao ensino? Nesse sentido, o presente artigo analisou respostas de atividades propostas a estudantes do ensino médio, a fim de detectar a presença de respostas plagiadas, em uma escola pública periférica de uma metrópole do interior de São Paulo. Considerando a média entre os diferentes métodos de análise, foram detectados plágios em cerca de 40% das respostas dos alunos. Apesar de ainda não ser possível determinar precisamente, este resultado representa um dos diversos aspectos afetados pela necessidade da realização das aulas remotamente.Descargas
Publicado
2023-06-30
Cómo citar
Oliveira, S. S. de, Tsukada, E. T., Carriello, G. M., Fortti, C. G. A., Oliveira, V. T. de, Mafeis, M. T., Pegoraro, G. M., Silva, M. S. da, & Junior, J. B. dos S. (2023). Plágio na educação básica: um estudo sobre as respostas plagiadas de alunos do Ensino Médio durante o ensino remoto da pandemia de Covid-19. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(1), 1–20. https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4156
Número
Sección
Artigos