Plágio na educação básica: um estudo sobre as respostas plagiadas de alunos do Ensino Médio durante o ensino remoto da pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4156Abstract
As medidas sanitárias necessárias para o controle da pandemia e COVID-19 fizeram com que as escolas da rede estadual de ensino do Estado de Paulo adotassem o ensino remoto, este caracterizado pelo uso de tecnologias para o intermédio do professor e aluno, para que fosse possível que os alunos estudassem em casa. Com os estudantes em suas casas não é possível coibir o uso de sites de busca e da comunicação entre alunos, então, de qual maneira o ato de plagiar respostas de atividades escolares com o uso de ferramentas digitais é prejudicial ao ensino? Nesse sentido, o presente artigo analisou respostas de atividades propostas a estudantes do ensino médio, a fim de detectar a presença de respostas plagiadas, em uma escola pública periférica de uma metrópole do interior de São Paulo. Considerando a média entre os diferentes métodos de análise, foram detectados plágios em cerca de 40% das respostas dos alunos. Apesar de ainda não ser possível determinar precisamente, este resultado representa um dos diversos aspectos afetados pela necessidade da realização das aulas remotamente.Downloads
Published
2023-06-30
How to Cite
Oliveira, S. S. de, Tsukada, E. T., Carriello, G. M., Fortti, C. G. A., Oliveira, V. T. de, Mafeis, M. T., Pegoraro, G. M., Silva, M. S. da, & Junior, J. B. dos S. (2023). Plágio na educação básica: um estudo sobre as respostas plagiadas de alunos do Ensino Médio durante o ensino remoto da pandemia de Covid-19. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(1), 1–20. https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4156
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Artigos