De monólogos a diálogos: costurando conhecimentos transviados
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4133Resumen
Este artigo tem o objetivo de apresentar uma pesquisa realizada no curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Humanidades, da Universidade Franciscana, que culminou num produto educacional. O tema foi “Monólogos transviados”, e propôs a visibilização de pessoas que se reconhecem como lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, assexuais, pansexuais, não bináries, e aproximações (LGBTQIAPN+). A metodologia utilizada foi a gestão de um perfil no Instagram, criado especialmente para este fim, pelo período de três meses, de maio a julho de 2020. Partiu-se da hipótese de que seria possível, por meio da rede social, elaborar e desenvolver temas que interseccionassem questões queer, artes, literatura, e direitos humanos. Os resultados foram analisados a partir do modelo design thinking (imersão, ideação, prototipação, implementação). Constatou-se que houve adesão, interação, e visibilização do perfil, no tempo em que o produto foi testado, e que, portanto, a pesquisa encontrou resultados satisfatórios.