De monólogos a diálogos: costurando conhecimentos transviados

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4133

Abstract

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma pesquisa realizada no curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Humanidades, da Universidade Franciscana, que culminou num produto educacional. O tema foi “Monólogos transviados”, e propôs a visibilização de pessoas que se reconhecem como lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, assexuais, pansexuais, não bináries, e aproximações (LGBTQIAPN+). A metodologia utilizada foi a gestão de um perfil no Instagram, criado especialmente para este fim, pelo período de três meses, de maio a julho de 2020. Partiu-se da hipótese de que seria possível, por meio da rede social, elaborar e desenvolver temas que interseccionassem questões queer, artes, literatura, e direitos humanos. Os resultados foram analisados a partir do modelo design thinking (imersão, ideação, prototipação, implementação). Constatou-se que houve adesão, interação, e visibilização do perfil, no tempo em que o produto foi testado, e que, portanto, a pesquisa encontrou resultados satisfatórios.

Author Biographies

Luis Fernando Lobo Rosa Marques, Universidade Virtual do Estado de São Paulo, estudante de Letras

Artes, Música, Pedaggia, Ciências Sociais, Letras, Psicologia Social, Estudos Culturais, Humanidades, Ciências da Saúde

Eduardo Ruttke von Saltiél, Universidade Franciscana

É professor de Filosofia na Universidade Franciscana. Possui licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), master Erasmus Mundus Europhilosophie - "Philosophies allemande et française dans l'espace européen" em Univerzita Karlova v Praze, Bergische Universität Wuppertal e Université du Luxembourg (2009), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017)

Published

2023-06-30

How to Cite

Marques, L. F. L. R., & von Saltiél, E. R. (2023). De monólogos a diálogos: costurando conhecimentos transviados. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(1), 41–49. https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4133

Issue

Section

Artigos