Para além das escolas: cidades educadoras no Rio Grande do Sul, Brasil

Autores/as

  • Amanda da Silva Bataglin Universidade Franciscana
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana
  • Márcio Tascheto da Silva Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3550

Resumen

A Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida de crianças e adultos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Neste artigo expõe-se uma breve compreensão sobre o conceito de Cidades Educadoras, sua distribuição nos continentes do mundo e no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para evidenciar os princípios básicos constituídos internacionalmente e nacionalmente sobre as Cidades Educadoras, foram utilizados referenciais bibliográficos e para mostrar as iniciativas criadas nas Cidades Educadoras gaúchas, recentemente, foram utilizadas as informações de sites, em caráter descritivo. No Rio Grande do Sul atualmente há 10 Cidades Educadoras, sendo a capital, Porto Alegre, a primeira a aderir e contemplar uma série de articulações entre programas sociais educativos e culturais, seguidas por Camargo, Carazinho, Caxias do Sul, Gramado, São Gabriel, Soledade, Santiago, Marau, Nova Petrópolis e a mais recente Gramado. A ideia de Cidade Educadora é transferir o foco da escola para a cidade e, assim, envolver cada indivíduo, de maneira que este seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu próprio potencial humano para a sustentabilidade e solidariedade.

Biografía del autor/a

Amanda da Silva Bataglin, Universidade Franciscana

Acadêmica do Curso de História da Universidade Franciscana - Santa Maria - RS

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Professora Adjunta III - Área das Ciências Humanas - Universidade Franciscana.

Márcio Tascheto da Silva, Universidade Franciscana

Professor Adjunto I do Curso de História - Universidade Franciscana

Publicado

2021-09-17

Cómo citar

Bataglin, A. da S., Becker, E. L. S., & da Silva, M. T. (2021). Para além das escolas: cidades educadoras no Rio Grande do Sul, Brasil. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(1), 23–35. https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3550

Número

Sección

Artigos