Para além das escolas: cidades educadoras no Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3550Resumen
A Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida de crianças e adultos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Neste artigo expõe-se uma breve compreensão sobre o conceito de Cidades Educadoras, sua distribuição nos continentes do mundo e no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para evidenciar os princípios básicos constituídos internacionalmente e nacionalmente sobre as Cidades Educadoras, foram utilizados referenciais bibliográficos e para mostrar as iniciativas criadas nas Cidades Educadoras gaúchas, recentemente, foram utilizadas as informações de sites, em caráter descritivo. No Rio Grande do Sul atualmente há 10 Cidades Educadoras, sendo a capital, Porto Alegre, a primeira a aderir e contemplar uma série de articulações entre programas sociais educativos e culturais, seguidas por Camargo, Carazinho, Caxias do Sul, Gramado, São Gabriel, Soledade, Santiago, Marau, Nova Petrópolis e a mais recente Gramado. A ideia de Cidade Educadora é transferir o foco da escola para a cidade e, assim, envolver cada indivíduo, de maneira que este seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu próprio potencial humano para a sustentabilidade e solidariedade.
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