O ensino de geografia na pandemia COVID-19: uma análise da perspectiva do lugar através de histórias em quadrinhos pelos alunos da escola municipal de ensino fundamental Profª. Cândida Zasso de Nova Palma-RS

Authors

  • Vanessa Manfio Universidade Federal de Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Nova Palma-RS

Abstract

O ensino de Geografia procura integrar o espaço e o mundo vivido, abordando o cotidiano e a realidade por meio de atividades que fortaleçam a participação dos alunos na busca pela construção do conhecimento educacional. Nestes tempos difíceis, de Pandemia, cujo isolamento social impôs o fechamento das escolas, para preservar o bem-estar da comunidade escolar, é fundamental propor metodologias ativas como a criação de histórias em quadrinhos, onde os educandos têm a oportunidade de expor suas experiências, entendendo o lugar e a realidade de vida, vislumbrando as articulações que a Geografia apresenta como uma ciência complexa. Por isso, este artigo propôs o diálogo a respeito da prática de ensino aplicada com os alunos do sexto ano do ensino fundamental em junho de 2020, na escola Municipal de Educação Fundamental Cândida Zasso, objetivando trabalhar de forma mais criativa com os alunos, a partir de atividades remotas, pautadas no método construtivista. Em síntese, o estudo prevê uma contribuição no ensino de geografia, especialmente em tempos de adversidade.

Author Biography

Vanessa Manfio, Universidade Federal de Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Nova Palma-RS

Licenciada, Mestre e Doutora em Geografia (com um período de intercâmbio na Universidade de Trás - Os Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal). Atualmente, membro do Núcleo de Estudos Agrários da UFRGS e Professora de Geografia da rede municipal de Nova Palma-RS.

Published

2021-01-11

How to Cite

Manfio, V. (2021). O ensino de geografia na pandemia COVID-19: uma análise da perspectiva do lugar através de histórias em quadrinhos pelos alunos da escola municipal de ensino fundamental Profª. Cândida Zasso de Nova Palma-RS. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 133–144. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3424