Transposição didática em ciências: um mapeamento em periódicos da área da educação e do ensino

Autores/as

  • Cinara Dal Santo Pes
  • Aline Grohe Schirmer Pigatto
  • Eleni Bisognin

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de um mapeamento sobre o tema transposição didática no ensino de Ciências, o qual teve como objetivo identificar a forma como essa transposição acontece na prática de ensino. Para isso foi realizada uma revisão em periódicos relacionados à área da Educação e do Ensino em Ciências, de Qualis A1 e A2, por um período compreendido entre 2001 e 2015. Foram selecionados nove artigos e, após a análise, constatou-se, entre outros aspectos, que a transposição didática ocorre através da simplificação dos conceitos, privilegiando o debate e as características qualitativas do conhecimento.

Cómo citar

Pes, C. D. S., Pigatto, A. G. S., & Bisognin, E. (2017). Transposição didática em ciências: um mapeamento em periódicos da área da educação e do ensino. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 17(2), 319–326. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2071

Número

Sección

Artigos