Conteúdo educacional no Instagram: presença digital e multimídia no perfil “Conecta Prof”

Autores

  • Alice Melo Xavier Universidade Franciscana - UFN
  • Graziela Frainer Knoll Universidade Franciscana - UFN https://orcid.org/0000-0002-6014-2188
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4561

Palavras-chave:

Educação, Mídias sociais, Comunicação

Resumo

As mídias sociais e os ambientes digitais têm alterado a forma como as pessoas buscam informações, entretenimento e, inclusive, conteúdo educacional ou instrucional. O objetivo desta pesquisa é analisar possibilidades de conteúdo com temática educacional na mídia social Instagram, por meio de um perfil de conteúdo voltado para professores. Como técnica de pesquisa, foi utilizada a análise de conteúdo, com observação e categorização do conteúdo do perfil @ConectaProf voltado para professores que buscam tutoriais e informações sobre tecnologias para uso em sala de aula. A análise demonstrou que o conteúdo gera engajamento do público mediante estratégias de variação dos temas, tutoriais ilustrados, vídeos ao vivo para atrair novos professores e produção de conteúdo para explicar diferentes aplicativos e ferramentas, além de uma conexão mais próxima com a porta voz do perfil.

Biografia do Autor

Alice Melo Xavier, Universidade Franciscana - UFN

Acadêmica de Publicidade e Propaganda na Universidade Franciscana (UFN), pesquisadora FAPERGS e CNPq.

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana - UFN

Professora Adjunta na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL); Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas (UFSM), com Pós-Doc no UniRitter.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Professora adjunta na Universidade Franciscana (UFN), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e Publicidade e Propaganda. Doutora em Comunicação Midiática.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Xavier, A. M., Knoll, G. F., & Ghisleni, T. S. (2024). Conteúdo educacional no Instagram: presença digital e multimídia no perfil “Conecta Prof”. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(2), 113–131. https://doi.org/10.37780/ch.v24i2.4561

Edição

Seção

Artigos