O professor e os novos contextos de ensino: uma abordagem teórico-metodológica em tempos de pandemia
Resumo
Objetiva-se, neste estudo, caracterizar os novos contextos de ensino para compreender o papel do professor em tempos de mudança, impostos pela crise sanitária e humanitária, em virtude da pandemia Covid -19. O estudo, de cunho bibliográfico e de natureza descritiva, defende a ideia de que o ensino escolar e o trabalho do professor estão em constante diálogo com o meio social, haja vista que os fenômenos socioambientais afetam diretamente a vida na escola. No isolamento social, durante a suspensão das aulas presenciais e nas ações necessárias para evitar o contágio pelo novo Coronavírus, as mídias sociais se tornaram a única forma de comunicação entre estudantes e professores. Essa situação apresenta-se como um desafio a muitos docentes que não estavam acostumados aos meios eletrônicos para uma função educativa, exigindo-lhes adaptação, assim como, igualmente, de alunos e de seus familiares. Nesse contexto, constata-se o incremento da busca por formação continuada pelos professores, por meio de cursos de curta duração, nomeadamente para a capacitação no uso de tecnologias digitais. A busca em sites informativos, com a finalidade de atualização relativa à pandemia, cresceu significativamente. Consoante a isso, os professores investigam alternativas motivadoras à sequência de seu trabalho laboral, na tarefa educativa em curso. Aprender a cuidar de si, para poder ensinar os outros, é a competência mais necessária nesse crucial momento. Dessa forma, reafirma-se o compromisso profissional, a dedicação e a constante formação dos docentes diante das incertezas que afetam a educação no momento.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3446
Apontamentos
- Não há apontamentos.
OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
Artes, Letras e Comunicação | Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Naturais e Tecnológicas
Ciências Sociais Aplicadas | Thaumazein | Vidya
INDEXADA EM
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.
Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.