O professor e os novos contextos de ensino: uma abordagem teórico-metodológica em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3446Resumo
Objetiva-se, neste estudo, caracterizar os novos contextos de ensino para compreender o papel do professor em tempos de mudança, impostos pela crise sanitária e humanitária, em virtude da pandemia Covid -19. O estudo, de cunho bibliográfico e de natureza descritiva, defende a ideia de que o ensino escolar e o trabalho do professor estão em constante diálogo com o meio social, haja vista que os fenômenos socioambientais afetam diretamente a vida na escola. No isolamento social, durante a suspensão das aulas presenciais e nas ações necessárias para evitar o contágio pelo novo Coronavírus, as mídias sociais se tornaram a única forma de comunicação entre estudantes e professores. Essa situação apresenta-se como um desafio a muitos docentes que não estavam acostumados aos meios eletrônicos para uma função educativa, exigindo-lhes adaptação, assim como, igualmente, de alunos e de seus familiares. Nesse contexto, constata-se o incremento da busca por formação continuada pelos professores, por meio de cursos de curta duração, nomeadamente para a capacitação no uso de tecnologias digitais. A busca em sites informativos, com a finalidade de atualização relativa à pandemia, cresceu significativamente. Consoante a isso, os professores investigam alternativas motivadoras à sequência de seu trabalho laboral, na tarefa educativa em curso. Aprender a cuidar de si, para poder ensinar os outros, é a competência mais necessária nesse crucial momento. Dessa forma, reafirma-se o compromisso profissional, a dedicação e a constante formação dos docentes diante das incertezas que afetam a educação no momento.Downloads
Publicado
2020-11-19
Como Citar
Zurawski, R. L., Boer, N., & Scheid, N. M. J. (2020). O professor e os novos contextos de ensino: uma abordagem teórico-metodológica em tempos de pandemia. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 81–93. https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3446
Edição
Seção
Artigos