Plágio na educação básica: um estudo sobre as respostas plagiadas de alunos do Ensino Médio durante o ensino remoto da pandemia de Covid-19

Autores

  • Samara Sabino de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Emerson Teixeira Tsukada Universidade Federal de São Carlos
  • Giovanni Miraveti Carriello Universidade Federal de São Carlos
  • Cinthia Gouvea Araújo Fortti Universidade Federal de São Carlos
  • Victoria Thereza de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Mirelle Toti Mafeis Universidade Federal de São Carlos
  • Guilherme Manassés Pegoraro Universidade Federal de São Carlos
  • Marcela Sétte da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • João Batista dos Santos Junior Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4156

Resumo

As medidas sanitárias necessárias para o controle da pandemia e COVID-19 fizeram com que as escolas da rede estadual de ensino do Estado de Paulo adotassem o ensino remoto, este caracterizado pelo uso de tecnologias para o intermédio do professor e aluno, para que fosse possível que os alunos estudassem em casa. Com os estudantes em suas casas não é possível coibir o uso de sites de busca e da comunicação entre alunos, então, de qual maneira o ato de plagiar respostas de atividades escolares com o uso de ferramentas digitais é prejudicial ao ensino? Nesse sentido, o presente artigo analisou respostas de atividades propostas a estudantes do ensino médio, a fim de detectar a presença de respostas plagiadas, em uma escola pública periférica de uma metrópole do interior de São Paulo. Considerando a média entre os diferentes métodos de análise, foram detectados plágios em cerca de 40% das respostas dos alunos. Apesar de ainda não ser possível determinar precisamente, este resultado representa um dos diversos aspectos afetados pela necessidade da realização das aulas remotamente.

Biografia do Autor

Samara Sabino de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Licencianda em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Emerson Teixeira Tsukada, Universidade Federal de São Carlos

Licenciando em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Giovanni Miraveti Carriello, Universidade Federal de São Carlos

Licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Cinthia Gouvea Araújo Fortti, Universidade Federal de São Carlos

Licencianda em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Victoria Thereza de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Licencianda em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Mirelle Toti Mafeis, Universidade Federal de São Carlos

Licencianda em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Guilherme Manassés Pegoraro, Universidade Federal de São Carlos

Licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Marcela Sétte da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Química pela Universidade Federal de São Carlos.

João Batista dos Santos Junior, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ensino de Ciências pela Programa Interunidades da Universidade de São Paulo. Professor adjunto do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Oliveira, S. S. de, Tsukada, E. T., Carriello, G. M., Fortti, C. G. A., Oliveira, V. T. de, Mafeis, M. T., Pegoraro, G. M., Silva, M. S. da, & Junior, J. B. dos S. (2023). Plágio na educação básica: um estudo sobre as respostas plagiadas de alunos do Ensino Médio durante o ensino remoto da pandemia de Covid-19. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(1), 1–20. https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4156

Edição

Seção

Artigos