TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: QUAIS SÃO CONHECIDAS PELOS PROFESSORES E QUAIS SÃO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO?

Bruno Silva Leite

Resumo


As metodologias ativas e as tecnologias digitais na Educação estão cada vez mais presentes em sala de aula. As metodologias ativas são estratégias que colocam os estudantes como principais agentes de seu aprendizado, já as tecnologias digitais auxiliam nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta um levantamento realizado com 948 professores de diversas áreas do conhecimento, sobre quais tecnologias digitais e metodologias ativas são conhecidas por eles e quais aplicativos podem ser utilizados com alguma metodologia ativa na educação relacionando com a aprendizagem tecnológica ativa. Os resultados mostram que a metodologia ativa mais conhecida pelos professores é a aprendizagem baseada em problemas seguida da aprendizagem baseada em projetos. Já em relação ao aplicativo mais conhecido pelos professores os resultados apontam para os aplicativos da Google for education, o Quizizz e o Kahoot!. Ademais, os professores consideraram que estes três aplicativos são os mais indicados para serem utilizados na Educação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3773

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.