COMPREENDENDO OS NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM ATIVA
Autores
Cassiano Scott Puhl
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Isolda Gianni de Lima
Universidade de Caxias do Sul
Resumo
Este artigo apresenta uma estratégia didática inspirada no Peer Instruction, um método de aprendizagem por pares proposto por Eric Mazur. A proposta foi planejada para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, e aplicada com o objetivo de possibilitar a compreensão de conceitos relacionados aos números complexos e suas operações básicas. Para isso, consideram-se ações de pensamento dos estudantes em atividades de discussão e interação em grupo. Os princípios da aprendizagem ativa fundamentaram a criação desta estratégia, na qual o estudante é o principal sujeito: participativo, dialoga com colegas e usa conhecimentos prévios em processos reflexivos para a compreensão de novos saberes. Durante a aplicação, criou-se um ambiente favorável à reflexão e ao compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e desses com o professor, cujo papel foi o de intervir sempre que foi requisitado ou considerado necessário. Os resultados obtidos com a prática superaram as expectativas iniciais, conforme dados oriundos de observações e de registros e relatos de estudantes, que demonstraram o alcance dos objetivos de aprendizagem. Além da aprendizagem ativa de números complexos, a estratégia também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como argumentação, criticidade e questionamento reflexivo
Biografia do Autor
Cassiano Scott Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2012). Professor da rede municipal de Bom Princípio, ministrando a disciplina de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.
Isolda Gianni de Lima, Universidade de Caxias do Sul
Doutora em Informática na Educação e mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul. Atua na Universidade de Caxias do Sul como professora de Matemática nos cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática. No pós-graduação, é professora e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática