COMPREENDENDO OS NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM ATIVA

Autores

  • Cassiano Scott Puhl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isolda Gianni de Lima Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Este artigo apresenta uma estratégia didática inspirada no Peer Instruction, um método de aprendizagem por pares proposto por Eric Mazur. A proposta foi planejada para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, e aplicada com o objetivo de possibilitar a compreensão de conceitos relacionados aos números complexos e suas operações básicas. Para isso, consideram-se ações de pensamento dos estudantes em atividades de discussão e interação em grupo. Os princípios da aprendizagem ativa fundamentaram a criação desta estratégia, na qual o estudante é o principal sujeito: participativo, dialoga com colegas e usa conhecimentos prévios em processos reflexivos para a compreensão de novos saberes. Durante a aplicação, criou-se um ambiente favorável à reflexão e ao compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e desses com o professor, cujo papel foi o de intervir sempre que foi requisitado ou considerado necessário. Os resultados obtidos com a prática superaram as expectativas iniciais, conforme dados oriundos de observações e de registros e relatos de estudantes, que demonstraram o alcance dos objetivos de aprendizagem. Além da aprendizagem ativa de números complexos, a estratégia também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como argumentação, criticidade e questionamento reflexivo

Biografia do Autor

Cassiano Scott Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2012). Professor da rede municipal de Bom Princípio, ministrando a disciplina de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.

Isolda Gianni de Lima, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Informática na Educação e mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul. Atua na Universidade de Caxias do Sul como professora de Matemática nos cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática. No pós-graduação, é professora e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Scott Puhl, C., & Gianni de Lima, I. (2018). COMPREENDENDO OS NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM ATIVA. VIDYA, 38(1), 237–256. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2453

Edição

Seção

Artigos