UMA DISCUSSÃO DE ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO CO-TIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁ-TICA

Autores

  • João Ricardo Viola dos Santos UFMS
  • Edson Pereira Barbosa UFMT
  • Patrícia Rosana Linardi UNIFESP (Diadema)

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é realizar uma discussão de potencialidades de atividades baseadas em categorias do cotidiano na formação (continuada) de professores que ensinam matemática. Na primeira parte, apresentamos nosso referencial teórico-metodológico, o Modelo dos Campos Semânticos, que oferece um assentamento para nossas discussões. Na segunda, apresentamos uma caracterização da noção de categorias do cotidiano, em um diálogo com outros trabalhos relacionados ao tema. Na terceira parte, realizamos uma leitura da implementação de três atividades baseadas em categorias do cotidiano, em um grupo de trabalho com professores que ensinam matemática na Educação Básica. As principais potencialidades dessas atividades são a de afetar a lógica da melhoria do ensino de conteúdos e de oferecer para formação continuada de professores e para o trabalho em sala de aula, possibilidades de ampliações de repertórios e de modos de produção de significados de alunos e professores.

Biografia do Autor

João Ricardo Viola dos Santos, UFMS

Doutor em Educação Matemática pela UNESP/RC. Professor do Instituto de Matemática da UFMS.

Edson Pereira Barbosa, UFMT

Doutor em Educação Matemática pela UNESP/RC. Professor da UFMS, campi SINOP.

Patrícia Rosana Linardi, UNIFESP (Diadema)

Doutora em Educação Matemática pela UNESP/RC. Professora da UNIFESP, campi Diadema.

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Publicado

2018-09-28

Como Citar

Viola dos Santos, J. R., Barbosa, E. P., & Linardi, P. R. (2018). UMA DISCUSSÃO DE ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO CO-TIDIANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁ-TICA. VIDYA, 38(1), 39–57. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2292

Edição

Seção

Artigos