ASPECTOS DA CULTURA PROFISSIONAL MANIFESTADOS NAS HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Adriana Richit Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Erechim.
  • Lidiane Ronsoni Maier Doutoranda em Educação Matemática na Unesp de Rio Claro, SP. Servidora na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

Resumo

O artigo evidencia elementos da cultura profissional de professoras de matemática da rede pública de ensino, pertencentes à 4.ª Gerência de Educação de Santa Catarina, Brasil, no período de 1970 a 1990, a partir de narrativas de suas histórias de vida. Mediante os pressupostos da história oral, assumida como procedimento de constituição de dados, convidamos cinco professoras a falar sobre suas trajetórias profissionais e pessoais. As narrativas foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas, constituindo o material empírico do estudo. Como resultado, foram evidenciados aspectos culturais relativos aos mitos relativos a matemática e ao ensino escolar, aos ritos instituídos nas práticas profissionais à época e modos de agir próprios daquele contexto e tempo. Tais aspectos associam-se a três formas principais de cultura profissional, o individualismo, a colaboração e a balcanização, constituídas nas tramas e processos político-educacionais e culturais, que marcaram historicamente a região oeste catarinense.

Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Erechim.

Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade e Lisboa, Lisboa. Professora, nível adjunto IV, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias-GEPEM@T e membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-GPIMEM.

Lidiane Ronsoni Maier, Doutoranda em Educação Matemática na Unesp de Rio Claro, SP. Servidora na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

Mestre em Educação - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Doutoranda em Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP.

Downloads

Publicado

28.09.2018

Como Citar

Richit, A., & Ronsoni Maier, L. (2018). ASPECTOS DA CULTURA PROFISSIONAL MANIFESTADOS NAS HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA. VIDYA, 38(1), 19–38. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2173

Edição

Seção

Artigos