APREENSÕES MOBILIZADAS NO ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Priscila Arcego Universidade Federal de Santa Maria
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo objetiva investigar como as apreensões em geometria são mobilizadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no estudo da área do círculo, a partir de atividades didáticas desenvolvidas em uma escola do sistema municipal de Erechim/RS, seguindo os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa e os princípios da análise de conteúdo. As categorias foram constituídas com base na identificação das apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória. Com a análise dos protocolos das atividades, constatou-se que todas as respostas dos alunos mobilizaram uma ou mais apreensões, potencializando a coordenação de diferentes registros de representação semiótica, especialmente o registro em língua natural e figural. Tais atividades permitem propor encaminhamentos didáticos que conduzem à exploração das ideias relacionadas ao método da exaustão.

Biografia do Autor

Priscila Arcego, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus Erechim; Especialista em Matemática, Mídias digitais e Didática: Tripé na Formação do Professor de Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGEMEF-UFSM) no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física.Professora do Sistema Municipal de Erechim, atuando como Coordenadora Pedagógica e Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê.

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela mesma instituição; Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Departamento de Matemática.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Arcego, P., & Mariani, R. de C. P. (2018). APREENSÕES MOBILIZADAS NO ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 38(1), 109–128. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2122

Edição

Seção

Artigos