O ENSINO DE LÓGICA NO COLÉGIO DO MARANHÃO DO SÉCULO XVIII
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5153Palabras clave:
Colégio do Maranhão; Ensino de Filosofia; Lógica; JesuítasResumen
O presente artigo lida com o ensino de Lógica no Colégio de Coimbra e do Colégio Maranhão do século XVIII. O Colégio do Maranhão era administrado pelos jesuítas, e ofertava cursos superiores de Filosofia e Teologia. A educação oferecida pela Companhia de Jesus se pretendia universal, pois como ordem religiosa sua missão de evangelização também tinha um caráter global. Com efeito, os métodos pedagógicos e o currículo eram em tese uniformes. Por isso, na escassez de documentos que detalhem o contexto educacional do Colégio maranhense, se faz necessário conhecer o Colégio de Coimbra que foi modelo para os outros. A principal tarefa deste trabalho é, portanto, apresentar o ensino de Filosofia, e mais especificamente de Lógica, do Colégio do Maranhão. Para isso, será utilizada bibliografia especializada e fontes primárias que apresentem o conteúdo de Filosofia do Colégio do Maranhão. Espera-se que seja possível mostrar os elementos constituintes do ensino de Filosofia no Maranhão, como a estrutura curricular do curso, os conteúdos próprios da Lógica e o enfoque dado a ela.
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