O ENSINO DE FILOSOFIA DOS BENEDITINOS LUSO-BRASILEIROS NOS SÉCULOS XVII E XVIII: UMA ANÁLISE DAS NORMAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5152

Palabras clave:

História do ensino; Ensino de filosofia; Ordem beneditina

Resumen

O artigo que aqui apresentamos visa investigar o ensino de humanidades entre os beneditinos luso-brasileiros, particularmente, o ensino de filosofia entre os séculos XVII e XVIII, período em que vigorava como normativa para os colégios beneditinos as determinações presentes nas Constitutiones monachorum nigrorum ordinis Sancti Patri Benedicti Regnorum Portugalliae, datadas de 1629. Tomando esse documento como nosso objeto de estudo e tendo como aportes metodológicos a pesquisa bibliografia sobre o tema e a análise de texto, buscamos responder ao seguinte problema: quais as características do ensino de filosofia dos beneditinos luso-brasileiros entre os séculos XVII e XVIII? Identificamos a partir de uma abordagem crítica das normas, que seu objetivo principal era a restauração e manutenção do prestígio da ordem, que as práticas pedagógicas prescritas visavam a disciplinarização dos alunos e internacionalização da produção intelectual de futuros mestres, no entanto, compreendemos que houve uma flexibilização na aplicação prática dessas normas, ao menos no Brasil.

Biografía del autor/a

Guilherme Henrique Borin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestrando do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), bolsista CAPES e membro do grupo de pesquisa Studia Brasiliensia (CNPq).

Lúcio Álvaro Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Membro do Laboratório de Filosofia e Ciências Sociais (LAFICS). Coordenador do grupo de pesquisa Studia Brasiliensia (CNPq) e da Série Scripta Brasiliana, da Editora Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores.

Publicado

2025-03-28

Cómo citar

Borin, G. H., & Marques, L. Álvaro. (2025). O ENSINO DE FILOSOFIA DOS BENEDITINOS LUSO-BRASILEIROS NOS SÉCULOS XVII E XVIII: UMA ANÁLISE DAS NORMAS PEDAGÓGICAS. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(34), 59–72. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i34.5152

Número

Sección

Dossiê: Ensino de Humanidades