REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Autores/as

  • Adriana Dal Molin Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Carla Camargo da Fonseca
  • Éderson Perera Coitinho
  • Gilvanete de Castro de Soares
  • Letícia Cavalheiro Borges
  • Maria Helena Rodrigues de Figueirôa

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4992

Palabras clave:

espiritualidade, formação, Pedagogia, Francisco de Assis

Resumen

As experiências formativas realizadas ao longo do Itinerário Franciscano revelam que a reflexão sobre a Pedagogia Franciscana e o respectivo papel dos educadores nas instituições franciscanas, deve ser constante e em interlocução com a prática, visando ações que caracterizam a educação pautada em princípios, valores e atitudes. Logo, é preciso conhecer e aprofundar a vida de São Francisco de Assis além dos conhecimentos sobre o humanismo franciscano, de forma que os valores do mesmo estejam entrelaçados com os valores pessoais, tornando-se alicerces para a prática pedagógica.

Biografía del autor/a

Adriana Dal Molin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRGS.

Carla Camargo da Fonseca

Especialista em Docência no Ensino Religioso - UERGS.

Éderson Perera Coitinho

Mestre em Educação - LA SALLE.

Gilvanete de Castro de Soares

Especialista em Neuropsicopedagogica Institucional e Educação Especial Inclusiva - CENSUPEG.

Letícia Cavalheiro Borges

Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar - UNISC. 

Maria Helena Rodrigues de Figueirôa

Especialista em Gestão com Ênfase em emprendedorismo - UNIPAR.

Publicado

2024-07-15

Cómo citar

Molin, A. D., da Fonseca, C. C., Coitinho, Éderson P., de Soares, G. de C., Borges, L. C., & de Figueirôa, M. H. R. (2024). REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(33), 85–91. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4992