OBRAS DE ARTE COMO INTRODUÇÃO AO FILOSOFAR: ARTICULAÇÕES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Thiago Gruner

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i25.3578

Resumen

Este artigo apresenta duas teses sobre as vantagens do uso de obras de arte para o ensino de Filosofia no Ensino Médio: a primeira é a de que obras de arte podem servir de introdução ao filosofar na escola - indo além das questões estéticas e chegando a interrogações da filosofia política, metafísica, moral e epistemológica. Num primeiro momento, apresenta-se exemplos de obras e casos ricos para esse intuito. Num segundo momento, parte desses particulares para uma compreensão mais ampla, explicando, a partir das teses de Arthur Danto, Ronald Moore e Ronai Rocha, o valor didático e filosófico daquelas no Ensino Médio. Ainda quanto à primeira tese, sustenta-se que a arte também serve ao exercício de uma das principais competências filosóficas: a argumentação. A segunda tese é a de que as artes podem servir de ponto de partida para uma proposta curricular interdisciplinar: no presente caso, entre a Filosofia e as demais disciplinas escolares. Apresenta-se possíveis cruzamentos conceituais e temáticos entre as disciplinas em questão, fornecidos por obras de arte e outros fenômenos estéticos. Nossa conclusão é a de que abordar a arte no Ensino Médio, sob o ponto de vista filosófico, é uma oportunidade didática e cognitiva que não deve ser menosprezada.

Publicado

2020-10-30

Cómo citar

Gruner, T. (2020). OBRAS DE ARTE COMO INTRODUÇÃO AO FILOSOFAR: ARTICULAÇÕES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 13(25), 75–87. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i25.3578

Número

Sección

Artigos